brabet

A Bentley divulgou nesta terça-feira (9) as fotos e ficha técnica do inédito Bentayga, o primeiro SUV da marca britânica. A versão final do conceito apresentado há três anos não chega a surpreender, devido à quantidade de teasers que a montadora liberou nos últimos meses, mas a ficha técnica é de deixar qualquer um boquiaberto: são 608 cv de potência sob o capô e estrondosos 91,7 kgfm de torque.

LEIA TAMBÉM
Avaliamos o Bentayga em primeira mão na Finlândia

Em comparação ao polêmico conceito EXP 9, o Bentayga abandonou uma abordagem bem mais agressiva, especialmente para a frente do modelo, em favor de um alinhamento maior ao que já existe na marca. O conjunto óptico circular, característico da companhia, bem como a grade frontal avantajada, dividida ao meio, fazem-no facilmente reconhecível.

Conceito EXP 9 que originou o Bentayga em 2012

A lateral expõe um pouco mais de ousadia, abusando de vincos que brincam com o efeito de luz e sombra na carroceria, atribuindo diferentes formas ao olhar. A linha de cintura alta contribui para impor mais robustez ao utilitário. Já a traseira é mais clássica. Apesar do spoiler discreto no meio da porta do bagageiro (além do teto), as lanternas retangulares dão um visual mais sóbrio e mesmo as duas saídas de escapamento não prenunciam a monstruosidade escondida no Bentayga.

A cabine – como não poderia ser diferente – é acabada com maestria, revestida quase que integralmente por couro da melhor qualidade, com apliques de madeira de verdade e detalhes cromados compondo o ambiente luxuoso do habitáculo. Os bancos parecem mais poltronas que podem ser ajustadas em 22 maneiras diferentes, além de serem aquecíveis e possuírem massageadores.

Acabamento é todo de couro, com apliques de madeira verdadeira

O SUV ainda vem com teto solar panorâmico, sistema de entretenimento touchscreen com tela de 8’’ e HD de 60 Gb, além de dois tablets para os passageiros de trás com software Android de 10,2’’ já equipado com conexão 4G. O sistema de som do carro é composto por 18 alto-falantes que geram 1.950 Watts de potência. A tecnologia também estará presente numa série de recursos eletrônicos de comodidade e segurança, como controle de cruzeiro adaptativo com função stop&go, assistentes de tráfego lateral e traseiro, sistema de estacionamento autônomo e outros. 

Os bancos se parecem mais com poltronas pelo nível de conforto

DNA DO GRUPO VOLKSWAGEN
O Bentley Bentayga é feito sobre a mesma plataforma modular longitudinal MLB do recém-lançado Audi Q7, que também serve de base para o Porsche Cayenne. 

Seu propulsor é novo. Trata-se de um bloco 6.0 biturbo W12 a gasolina. Capaz de gerar 608 cv de potência entre 5.250-6.000 rpm e 91,7 kgfm de torque já a partir das 1.250 rpm até as 4.500, ele trabalha com um câmbio automático da ZF de oito velocidades e tração integral. Conforme a Bentley fez questão de frisar ao longo do desenvolvimento do utilitário, o inédito “coração” será responsável por tornar o Bentayga o SUV mais rápido do mundo, alcançando os 100 km/h em apenas 4s1, com 301 km/h de velocidade máxima.

Segundo a Bentley, Bentayga ultrapassa os 300 km/h

Não é muito difícil imaginar que ele seja apto a tanto. Afinal, mesmo pesando quase duas toneladas e meia, a relação entre peso e potência dele é de apenas 3,98 kg/cv. Já a de peso/torque é de 26,4 kg/kgfm. São números de um carro verdadeiramente esportivo. E a julgar pelas suspensões de triângulos sobrepostos na frente e multilink atrás, oitos modos diferentes de condução e amortecedores adaptativos, sua dinâmica deverá ser compatível com sua disposição para acelerar.

O Bentayga tem quase três metros de distância entre-eixos (são 2,99 m), 5,14 m de comprimento, 1,99 m de largura e 1,74 de altura. Ele será apresentado oficialmente durante o Salão de Frankfurt, na Alemanha, na próxima semana.  

Share This
brabet Mapa do site