Might of Ra

ZF-Superbanner-01.08 a 02.11.23

VW Kombi feirãoNeste domingo, dia 8 de setembro, o Feirão Auto Show irá celebrar o Dia Nacional da Kombi, comemorado todo 2 de setembro, data em que a primeira unidade nacionalizada saía na recém-inaugurada fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo (SP), em 1957. No evento, estarão expostos 500 exemplares da Velha Senhora, com entrada gratuita.

A Kombi usava a base mecânica do Fusca e tinha 50% de peças nacionais, estreando a planta da Anchieta, primeira da VW fora da Alemanha. Antes, porém, já vinha importada, chegando até a ser montada no país no início da década de 1950 pelo grupo Brasmotor. Seu nome é uma abreviação do termo alemão Kombinationsfahrzeug, tradução para “veículo combinado” ou “combinação do espaço para carga e passeio”.

A primeira Kombi nacional tinha motor traseiro refrigerado a ar, com 1,2 litro, rendendo 30 cv de potência. Sua linha evolutiva teve, em 1961, a chegada da versão de seis portas, em 1967 era a vez do modelo picape e a chegada do motor 1.5 de 52 cv e, em 1975, surgia a versão com o para-brisa único que conhecemos hoje. Três anos depois, a Kombi ganhava dupla carburação, o que aumentou sua potência para 65 cv. Nas décadas seguintes, vieram mais alterações mecânicas, como motor diesel, motor a álcool, catalisador, injeção eletrônica de combustível e refrigeração a água. A porta corrediça, tão útil, foi adicionada somente em 1997.

VW Kombi Last EditionO adeus aconteceu em 2013, quando a Kombi saiu de linha em função das novas exigências de airbags e ABS em todos os carros fabricados no país. Na despedida, veio a emblemática série especial Last Edition, limitada a 1.200 unidades e com itens exclusivos como a pintura “saia e blusa”.

Serviço
Feirão Auto Show Dia Nacional da Kombi
Data: 08 de setembro
Horário: das 6h às 13h
Endereço: Av Olavo Fontoura, portão 1 do Anhembi
Entrada gratuita para Kombis
Outros carros antigos: R$ 20
www.autoshowcollection.com.br

Share This
Might of Ra Mapa do site