Chin Shi Huang

Fábrica de Resende ganhou novos equipamentos nos prédios de Pintura e do Plástico

Nissan moderniza fábrica carioca para chegada do SUV turbo

A Nissan informou que chegaram dois novos robôs na linha de produção do complexo industrial de Resende, no Rio de Janeiro. Ao todo, são oito novos robôs instalados nas áreas de pintura e de plástico. Com isso, a fábrica, que foi inaugurada em 2014, se prepara para a chegada do novo SUV turbo e de um outro crossover, que serão produzidos por lá nos próximos anos.

Nissan moderniza fábrica carioca para chegada do SUV turbo

De acordo com a Nissan, são quatro robôs na área de pintura, sendo responsáveis pela proteção inferior das carrocerias. Essa tecnologia aplica automaticamente a vedação e uma massa protetiva contra ruídos e pequenos impactos nos chassis do Nissan Kicks. Além disso, os novos integrantes da área compõem a primeira estação automática instalada fora da cabine da pintura, sendo importantes para reduzir os tempos desta etapa do processo e para utilização mais eficiente dos materiais. Atualmente, 360 carrocerias passam por dia pela nova estação – aproximadamente 22 unidades por hora.

Nissan moderniza fábrica carioca para chegada do SUV turbo

Ao todo, o prédio de Pintura passa a ter 16 robôs, em que 12 são responsáveis por dar cor e personalidade a todas as carrocerias que passam pela linha de produção de Resende, no interior do Rio de Janeiro.

Nissan moderniza fábrica carioca para chegada do SUV turbo

Já na área de plástico recebeu quatro robôs, sendo na cabine de pintura dos para-choques, que são responsáveis pela aplicação da base da pintura. Já outros robôs realizam a primeira demão e a segunda demão. Desta forma, o processo de pintura dos para-choques passou a ser 100% automatizada – uma vez que a aplicação do verniz já era feita por outros dois robôs. Segundo a Nissan, o completo de Resende passa a ter 113 robôs funcionando diretamente, que se somam aos quase 160 AGVs, que são pequenos robôs autoguiados.

Nissan moderniza fábrica carioca para chegada do SUV turbo

Vale lembrar que a Nissan já tinha comunicado que irá investir até R$ 2,8 bilhões entre 2023 e 2025 para produzir o Kicks com motor turbo e outro SUV em Resende, no Rio de Janeiro. Apesar de divulgar um novo propulsor, a marca não revelou a potência da nova motorização.

Share This
Chin Shi Huang Mapa do site