apostaganhabr

ZF-Superbanner-01.08 a 02.11.23

Novo Dodge Journey 2022

Segunda geração do Dodge Journey passa a ser produzida na China na mesma plataforma do GAC GS-5

 

A Dodge revelou a segunda geração do Journey, que estreia no México via importação da China. A origem do SUV tem relação com o fato de o modelo compartilhar visual, plataforma e mecânica com o utilitário esportivo chinês GAC GS5. Basicamente, o novo Dodge Journey troca apenas a grade e os logotipos.

Na dianteira, para-choque, faróis principais e de neblina do novo Journey têm exatamente o mesmo desenho do SUV chinês. A única exclusividade do Dodge é a grade, que troca os frisos cromados horizontais por um arranjo na cor preta que remete às picapes da RAM, também do grupo Stellantis.

Toda a estamparia de portas, para-lamas e colunas é exatamente a mesma do GAC GS5, assim como o para-choque traseiro com duas falsas saídas de escapamento e as lanternas em LED interligadas por uma barra iluminada. A única mudança é a troca do emblema oval da GAC pelo nome da Dodge por extenso ao centro da tampa do porta-malas.

Como não há mudanças estruturais, o porte do novo Dodge Journey é idêntico ao do GAC GS5, que possui 4.695 mm de comprimento, 1.885 mm de largura, 1.700 mm de altura e 2.710 mm de distância entre eixos. Na cabine, o ambiente também é igual ao chinês, com mudanças apenas no logotipo do volante e nas cores dos revestimentos.

A lista de equipamentos da versão de topo inclui quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas, central multimídia com tela de 8 polegadas, sistema de câmeras 360º, ajustes elétricos e ventilação para os bancos dianteiros, ar-condicionado digital de duas zonas e teto solar panorâmico. A relação de itens de segurança traz ainda seis airbags, controles de estabilidade e tração, alerta de colisão frontal com frenagem de emergência, sensor de pontos cegos, farol alto automático e alerta de mudança involuntária de faixa.

Na mecânica, o novo Dodge Journey mantém o motor 1.5 turbo a gasolina do chinês, que produz 169 cv de potência a 5.000 rpm e 27 kgfm de torque a 4.000. O câmbio é automático de seis marchas, fornecido pela Aisin. A suspensão é independente nos dois eixos, com arranjo McPherson na dianteira e multibraço, na traseira.

O Journey 2022 estreia em três versões no México (SXT, Sport e GT), com preços entre 555.900 e 645.900 pesos, o equivalente à faixa entre R$ 147,5 mil e R$ 171,3 mil na conversão direta, sem impostos.

Fotos: Divulgação/Dodge

Share This
apostaganhabr Mapa do site