6666betg

ZF-Superbanner-01.08 a 02.11.23

Controle de estabilidade, luzes diurnas e repetidores de seta agora são obrigatórios para todos os veículos

controle de estabilidade ESC ESP

A partir de janeiro todos os carros nacionais devem vir de fábrica com alguns equipamentos de segurança adicionais. Seguindo um cronograma que torna os carros brasileiros mais equipados, novas regras determinadas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) passam a valer a partir de janeiro de 2024 incluindo seis itens obrigatórios para todos os carros fabricados no Brasil.

A partir de agora os carros devem vir de fábrica com controle eletrônico de estabilidade (ESP), alerta de cinto de segurança afivelado no painel, indicação de frenagem brusca (com pisca alerta), luzes de rodagem diurna (os chamados DRLs do inglês Day running light) e também os repetidores de seta dos para-lamas ou retrovisores passam a ser obrigatórios. Além destes cinco itens todos os carros vendidos no país devem passar por um teste de colisão lateral.

Fiat Mobi 2024 ganha ESP e supera os R$ 71 mil; veja novos preços

A intenção da obrigatoriedade dos itens é tornar o trânsito mais seguro segundo o Contran e seguem um cronograma que começou há pouco mais de dez anos. A partir de 2014 os carros nacionais passaram a ser obrigados a contar com airbag duplo e freios ABS. A partir dessa data, outros itens passaram a equipar os carros nacionais.

Botão controle de estabilidade ESC ESP Kicks

A resolução atual do Contran estava aprovada para vigorar já no início de 2021, entretanto a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) argumentou que as dificuldades enfrentadas pela pandemia de Covid-19 fariam com que o prazo não fosse viável devido a escassez de insumos. Apesar das mudanças para veículos de passeio, veículos comerciais como vans, ônibus e caminhões deverão contar com o controle de estabilidade apenas em 1º de janeiro de 2025.

Fiat Argo e Cronos 2024 fica até R$ 4 mil mais caro: veja os preços

Carros de entrada mais equipados

Na prática muitos veículos mesmo versões de entrada já contavam com a maioria destes itens. Nas últimas semanas, marcas como a Fiat anunciaram os equipamentos de segurança adicionais para as linhas Mobi e Argo, assim como a Renault que fez as mudanças nas linhas Kwid,LoganeStepway. No entanto, modelos remanescentes das linhas 2023/2024 ainda podem não ter estes seis equipamentos instalados e o consumidor deve ficar atento.

 

Share This
6666betg Mapa do site