esoccerbet.br

ZF-Superbanner-01.08 a 02.11.23

Componente equipa a maioria dos veículos vendidos no mercado nacional

Simples cuidados podem salvar correia dentada, diz especialista

A correia dentada, também chamada de correia de sincronismo, é fundamental para fazer a sincronização do movimento dos pistões e das válvulas. Por isso, uma simples falha nesse componente pode resultar em danos graves ao motor, causando um alto custo de manutenção, além de uma interrupção inesperada do carro. Dito isso, a manutenção preventiva é a medida mais correta para garantir a durabilidade, eficiência e segurança dos veículos.

Segundo Danilo Ribeiro, Coordenador Treinamento Técnico e Desenvolvimento da DPaschoal, a importância da manutenção da correia dentada em veículos é vital para a longevidade do motor. “A correia dentada pode ser considerada o ‘coração’ do motor, pois desempenha um papel crucial na sincronização dos movimentos dos pistões e das válvulas. Sua integridade é essencial para o funcionamento correto e eficiente do motor. Quando a correia falha, os danos ao motor podem ser significativos e, muitas vezes, resultam em reparos altamente dispendiosos”, afirma Danilo Ribeiro.

Agenda de Manutenção: siga sempre a recomendação da fabricante do veículo para a correia dentada. Geralmente, é aconselhável substituí-la preventivamente entre três e cinco anos, ou cerca de 50 mil km, conforme indicado na maioria dos manuais.

Mecânicos capacitados: faça a manutenção dessa peça sempre em oficinas, que tenham profissionais capacitados e de confiança.

Inspeção visual: sempre é importante realizar inspeções visuais periódicas para identificar sinais de desgaste, como rachaduras, irregularidades no componente, entre outros fatores.

Substituição abrangente: além de trocar a correia dentada é fundamental fazer a troca das polias e tensores para garantir um funcionamento completo do sistema.

Registre as manutenções: por fim, mantenha os registros precisos das manutenções já realizadas, o que facilita o acompanhamento e a programação de futuras substituições.

 

Share This
esoccerbet.br Mapa do site